Visita técnica à Collares

Visita técnica à Collares

No Acontece na MetalMinas do mês de outubro foi informado que a Collares agendou uma visita técnica para que toda EJ pudesse ir conhecer os processos de reciclagem e beneficiamento que realizam em sua rotina. A visita ocorreu no dia 09 de novembro com início às 8h, a equipe da MetalMinas foi recepcionada por Carlos Roberto Teixeira, Encarregado de Produção e pela Maria de Lurdes, Técnica em Segurança do Trabalho.

O que a empresa faz?

O empreendimento Beneficiamento e Reciclagem Collares realiza atividade de reciclagem ou regeneração de resíduos sólidos há mais de doze anos. Sua matéria-prima é a escória de aciaria resultante da produção de aço. Atualmente, ela recebe material da Usina Produtora de Aço e Laminados da Gerdau em Ouro Branco. O processo produtivo compreende quatro etapas: recebimento, estocagem, preparação/separação e distribuição/venda.

 “A visita foi muito enriquecedora, já que a mesma possibilitou a expansão do conhecimento dos processos de beneficiamento.” – Danillo Castro

 

 

A escória e a importância de reaproveitá-la

 

A escória de aciaria é o resíduo de maior volume gerado durante o processo siderúrgico, na produção do aço.  Este resíduo é normalmente disposto, em grandes áreas, sem tratamento prévio. Esta prática pode representar um perigo à saúde humana e ao meio ambiente devido aos materiais constituintes da escória, como metais tóxicos, a citar, o enxofre. Porém, é possível reciclá-lo de forma atribuir valor agregado. Sob um aspecto econômico, processos de separação e magnéticos podem ser aplicáveis a estes tipos de resíduos obtendo produtos aplicáveis na construção civil. O beneficiamento e a reciclagem deste rejeito, realizados pela Collares constitui um fator positivo, pois minimiza a necessidade de se dispor este resíduo em aterros industriais pela usina siderúrgica.

Escrito por Nathiegan Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *